Espaço Literário

Marcel Proust

Redes sociais

  • White Facebook Icon

© 2019 por Carlos Russo Jr.

Todos os direitos reservados

"11 Pensadores e Prosadores"

Sinopse: “11 Pensadores e Prosadores”: Pensadores e prosadores com o discurso que lhes é exclusivo, graças à visão absolutamente única e livre que possuíam sobre a vida e si próprios no mundo.

Num primeiro ensaio nos encontramos com o primeiro poeta moderno: Dante Alighieri e seu eterno feminino, que nos captura e transforma.

A seguir virão três importantes formatadores do classicismo americano: Edgard Allan Poe, praticamente seu “fundador”; Herman Melville, com sua epopeia da alma humana e das forças da natureza desafiada; e Nathaniel Hawthorne, com a destruição demoníaca no coração humano. 

O mundo moderno será representado por Thomas Mann e seu brado literário libertário e democrático, herdeiro de todo romantismo alemão, seguido por Joseph Conrad e o coração das trevas incrustrado no colonialismo africano, seguido por Franz Kafka e seu mundo do absurdo; finalmente, James Joyce, com seu retrato quando jovem, onde a opressão religiosa que destrói a liberdade, sequenciada por sua concepção tomista da obra de arte.

Os próximos ensaios se voltam primeiro para Camus e, posteriormente, para o conflito de ideias “Sartre versus Camus”, ou o existencialismo progressista versus a perspectiva de uma esquerda não engajada ao comunismo, parcela do grande debate que se desenvolveu nas décadas de 1950 e 1960 e que alcança os dias de hoje.

O último ensaio é dedicado a um poeta maior, nosso contemporâneo, o moçambicano Mia Couto, aquele que une o realismo trágico da África independente à magia do acreditar no místico “retorno do flamingo”.

Autor: Carlos Russo Jr.

Ano: entre 2001 e 2018.

Este site não possui patrocinadores, contamos com doações espontâneas para sua continuidade.

Capítulos