Espaço Literário

Marcel Proust

Redes sociais

  • White Facebook Icon

© 2019 por Carlos Russo Jr.

Todos os direitos reservados

“2039: Ficção ou Profecia?”

Notas de Rodapé.

  1.  “Arbeit macht frei”, cuja tradução para o português é “Só o trabalho liberta”, era a placa afixada pelos nazistas Na entrada do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia.

  2. Domingos Passos- trata-se de uma homenagem ao carioca Domingos Passos, um anarquista brasileiro, negro, operário e carpinteiro. Chegou a ser conhecido como o "Bakunin brasileiro", pela sua audácia e determinação ao enfrentar o patronato e por seus discursos agressivos e coerentes, tendo sido um dos principais articuladores da Federação Operária do Rio de Janeiro. Foi preso e torturado diversas vezes por participar de comícios, greves e piquetes. Em 1927 foi preso e encarcerado na "Bastilha do Cambuci", onde permaneceu por três meses, sujeito a toda sorte de maus tratos. Muito adoentado, foi retirado do cárcere e deixado à morte nas matas do interior paranaense.

  3. Sophia- aquela que apreende com a dor.

  4. Jeremias- figura bíblica de quem tudo foi retirado, sem que ele perdesse a fé.

  5. Josué de Patmos- dupla referência bíblica. Josué, comandante dos guerreiros de Moisés quando da fuga dos judeus do Egito e Patmos, referência a João de Patmos, autor do Apocalipse, um dos livros da Bíblia.

  6. August Speer- Um dos arquitetos do III Reich nazista

  7. Filinto Strubing- Referência a Filinto Strubing Muller- Chefe neonazista da polícia política de Getúlio Vargas e posteriormente servidor da ditadura militar.

  8. I- ouda 30- Refere-se ao nome latino de Judas, que se vendeu por trinta dinheiros.

  9. Leucomomia, sinônimo de lobotomia, separação cirúrgica dos lobos cerebrais.

  10. Incubus- um tipo de demônio do gênero masculino.

  11. Dies Irae- ("Dia da Ira") é um famoso hino do século XIII. Pensa-se que foi escrito por Tomás de Celano. Sua inspiração parece vir da Bíblia. É também um dos hinos, e geralmente a apoteose do Requiem de Mozart, de Verdi e dos contemporâneos Penderecki e Karl Jenkins.

  12. 66-6 – A simbologia bíblica o considera como o número da besta.

  13. Os Zelotes (em grego: Ζηλωταί) foram um grupo político antiaristocrático, com demandas sociais, que dominaram a agenda política em Tessalasonic, entre 1342 e 1350. Os Zelotes conseguiram estabelecer uma forma efetiva de autogoverno cívico por oito anos. Eles confiscaram as propriedades da aristocracia e redistribuíram a riqueza.

  14. “Operação Colibri”- foi o nome em código com que Hitler determinou o massacre das S.A. nazistas, massacre esse realizado pelas forças regulares das SS e da Gestapo.

  15. “Noite dos longos punhais”- foi a noite em que a “operação colibri” foi desencadeada na Alemanha nazista.

  16. Sara que deu a luz a seu filho Benjamim, o filho da dor, no desolamento do deserto.

  17. Sanjoan e Joansan, nomes derivados de João, discípulo de Cristo.

Este site não possui patrocinadores, contamos com doações espontâneas para sua continuidade.