“A Morte de Rodrigo Macabeus”
Sinopse: Novela polêmica, densa na aceitação do fluir e do destruir. Ela trata a morte como o grande dilema do ser humano: o horror do fim ou a aceitação do inevitável.
Todas as ações, exceto os fluxos do consciente, transcorrem num único dia, o 10 de setembro de 2001 e o enterro de Rodrigo coincidirá com o ataque terrorista às Torres Gêmeas de New York.
“A Morte de Rodrigo Macabeus” desenvolve a complexa relação entre indivíduo, religião e sociedade, bem como a valorização da vida e seu oposto, a banalização. No fluir do pensar, ele resgata da época da ditadura militar a prática da tortura. O processo de desestruturação psicológica do torturador e do torturado, numa perspectiva de anulação mútua de humanidade.
Os dois personagens centrais, Rodrigo e Cássia, contrapõem-se no posicionamento perante a vida e a morte. Rodrigo apenas vive por viver, não mais possui energia e elã para sonhar. Cássia, sua mulher, tem a fome do existir, crê na possibilidade de um mundo melhor. Os antípodas, entretanto, convivem uma relação complementar, em certa medida presente em todos nós.
O autor resume o espírito guia da novela em uma frase expressa: “Até quando o homem munido de poderes oferecerá aos deuses de sua imaginação, as entranhas de outros homens, expostos nos altares sacrificiais da intolerância e da ganância desmedida?”
Autor: Carlos Russo Jr.
Ano: 2001.
Este site não possui patrocinadores, contamos com doações espontâneas para sua continuidade.
Capítulos
-
A morte dos inocentes
-
A peregrinação
-
Os mercadores do Templo
-
O horto da oliveiras
-
Talitha Kumi
-
A divisão dos pães
-
Incobus
-
Lírios do campo
-
Comunhão
-
Gólgota
-
A crucificação
-
A morte dos inocentes