Espaço Literário

Marcel Proust

Redes sociais

  • White Facebook Icon

© 2019 por Carlos Russo Jr.

Todos os direitos reservados

"Textos e Contexto de Machado de Assis aos Modernistas"

Sinopse: Percorremos ao redor de cinquenta anos de História do Brasil: principiaremos no II Império, na sociedade escravocrata em seu auge e caminharemos pela crise do café do Vale do Paraíba, pelo desastre da Guerra do Paraguai e abolição da escravatura. Chegaremos ao desmoronamento da Monarquia e à quartelada que instaura a República. À degradação do Rio de Janeiro e sua transformação de cidade maldita em cidade maravilhosa. À chegada dos imigrantes europeus, a constituição de um proletariado urbano, suas lutas, conquistas, a estruturação do Partido Comunista. O tenentismo como movimento transformador e revolucionário que abalará as estruturas da República, doravante denominada Velha.

Por esse pano de fundo desfilarão textos de Machado de Assis, Lima Barreto, os trabalhos de Carlos Gomes, Monteiro Lobato, aqueles que plantarão as sementes do Espírito do Novo em nossa cultura, o Modernismo da Semana de 22, poesia de Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e a música de Villa Lobos.

Machado de Assis está entre os primeiros romancistas de toda a história da humanidade, dado que ele possuía o poder de construir através da linguagem, realidades sensíveis, concretas, e, no entanto, impregnadas pela vida e pelo mistério do espírito. Lima Barreto, tardiamente descoberto pela literatura, foi um dos precursores do jornalismo ético em seu tempo. Monteiro Lobato trouxe-nos a atitude do desbravador, um dos maiores formatadores de historias infantis educadoras. Carlos Gomes foi, em sua época, considerado um continuador da operística de Verdi. Em Mário de Andrade teremos um dos maiores intelectuais múltiplos de nossa História e Villa Lobos, o mestre maior da música erudita alicerçada em nosso riquíssimo folclore, percursor da música popular brasileira.

Autor: Carlos Russo Jr.

Ano: 2017

Este site não possui patrocinadores, contamos com doações espontâneas para sua continuidade.

Capítulos