Espaço Literário

Marcel Proust

Redes sociais

  • White Facebook Icon

© 2019 por Carlos Russo Jr.

Todos os direitos reservados

Missão

Nos tempos que vivemos as mentes tornam-se obscurecidas pela violência dos mercados, pelas gangues organizadas, pelo narcotráfico, pelas guerras e pelas mesmas bestialidades que marcaram o século XX e que seguem idêntico padrão de perda continuada de “humanidade”. Alcançamos pela primeira vez o predomínio da “mídia de bolso”, o celular e seus aplicativos, que se por um lado incrementam o contato entre milhões de pessoas, por outro o instrumentalizam, tornando-o impessoal, tão superficial quanto uma única foto instantânea o possa ser, incentivando a disseminação de preconceitos há muito superados, simplificando e mesmo, falseando propositalmente a realidade.

Em decorrência, tornamo-nos desconfiados de tudo e de todos, incluindo nossa herança cultural e sentimo-nos em meio a uma aporia do espírito.

Ao mesmo tempo floresce um novo analfabetismo funcional, o daqueles capazes apenas de ler curtas palavras de ódio ou mau gosto em seus celulares, mas que são incapazes de captar o significado da linguagem em estado de beleza ou verdade. Urge, então, a necessidade de retorno a valores culturais e civilizatórios.

E nosso Espaço Cultural é voltado para a análise crítica, para o desenvolvimento do “livre pensar” e para o contraditório, tanto ao nível de ensaios literários, quanto de nossa própria literatura de ficção. Análises político-sociais, por seu lado, constituem uma das partes fundamentais do Blog. 

Nosso esforço é convencer quem nos leia a que se abra para a experiência que já vivenciamos. Não julgar, mas mediar. E será o amor à preservação de valores do humanismo que permitirá tal mediação. Esperamos tão somente que o “Espaço Literário Marcel Proust” seja um grão de areia, um esforço que se some ao trabalho de tantos que se dedicam a um mundo que afaste o “bafo quente” da barbárie excludente e do fascismo simplificador.

Carlos Russo Jr., coordenador e editor do Espaço Literário Marcel Proust, é ensaísta e escritor. Pertence à geração de 1968, quando cursou pela primeira vez a Universidade de São Paulo. Mestre em Humanidades, com Monografia sobre “Helenismo e Religiosidade Grega”, foi discípulo de Jean-Pierre Vernant.

Últimas postagens do Blog