Espaço Literário

Marcel Proust

Redes sociais

  • White Facebook Icon

© 2019 por Carlos Russo Jr.

Todos os direitos reservados

"Textos e Contextos de Dostoiévski à Geração Sacrificada"

Sinopse: Penetrar na vida intelectual, política e social da Rússia em seu período de maior riqueza criativa, no nascimento e na maturidade da modernidade, com suas descobertas e dissidências, contradições e ambiguidades, pensamentos e atitudes libertadoras e revolucionárias, que modificarão radicalmente tanto estruturas quanto superestruturas sociais petrificadas por quase três séculos de feudalismo e de autocracia.

“Textos e Contextos, de Dostoiévski à Geração Sacrificada” parte de meados do século XIX e chega a 1930. Após o czarismo absolutista e inquisitorial de Nicolau I, atravessamos as reformas de Alexandre II e o crescer da revolta em setores da baixa aristocracia, visitamos o surgimento do anarquismo e do terrorismo; do obscurantismo de Alexandre III e de Nicolau II chegamos à Revolução de 1905, a porta da Revolução Soviética de 1917 e da terrível guerra civil que a ela se seguiu, terminando na consolidação da primeira sociedade socialista.

A literatura russa, herdeira de Gogol e Puchkin, formatou alguns dos maiores construtores da alma moderna: Dostoiévski, Tolstói, Turgueniêv, Lescov e Tchekhov. Avançaremos pela literatura contestadora e vanguardista de Máximo Gorki, e chegaremos ao jornalismo de guerra de John Reed e a Moscou soviética, vista pelo olhar de Walter Benjamin, no ano de 1926. Nosso último foco será a última grande geração de talentos russos, que ajudaram a construir a Revolução Socialista e que, de um modo ou de outro foram, por seus pensares inovadores e contestadores, alijados do processo quando a revolução se consolidou. Os destaques serão para Ossip Mandelstam, Marina e Ariadna Efron, Isaac Babel, Vladmir Maiakoviski e E. Meyerhold, Boris Pasternak e, finalmente, Mikhail Bulgákov, o grande simbolista, autor de “O Mestre e a Margarida”.

Autor: Carlos Russo Jr.

Ano: 2018

Este site não possui patrocinadores, contamos com doações espontâneas para sua continuidade.

Capítulos